
O Infantário S. Vicente é um espaço da Associação Feijoeiro Mágico, que presta um serviço lúdico-educativo na valência de Jardim-de-Infância e se assume como um verdadeiro Castelo onde se constroem sorrisos, através de um modelo pedagógico aberto e informal, contudo fundamentado e definido, direcionado para crianças entre os 3 e os 5 anos.
Assente nas orientações curriculares, o Programa para a Educação Pré-Escolar assume os Agentes Educativos como “gestores do currículo”, para uma educação que se pretende orientada por uma pedagogia de bons valores e ideais, que possam envolver a acomodação de aprendizagens significativas através de vivências construtivamente felizes e diversificadas/variadas, tanto em contextos como em Áreas de Desenvolvimento Curricular e em Relações Interpessoais.

Por essa razão, o Programa Curricular que a Equipa Pedagógica da Associação Feijoeiro Mágico desenvolve no Jardim-de-Infância do Infantário S. Vicente engloba, além das Áreas Curriculares convencionais, outras que promovam descobertas mais abrangentes e um autoconhecimento prático (Expressão Musical, Dança, Xadrez, Expressão Dramática, Escalada, Robótica & Inglês, Yoga e Linguagem Gestual), todas enquanto ferramentas curriculares potenciadoras de estímulos positivos, capacidade de reflexão, autoestima e comunicação… capacidades essenciais na vontade de desenvolvermos crianças capazes de se sentirem preenchidas no contributo para um Mundo e um Futuro sempre melhor!
O enlace do nosso Programa Curricular à abordagem pedagógica que promovemos (Feijãogogia), pressupõe assim a envolvência aberta de Áreas Curriculares diferenciadas que, sem preconceitos ou caminhos pré-concebidos, se articulam entre si em prol de uma Educação ativa e global… motivadora de uma integração empreendedora e livre na sociedade.
Como processo de estimulação para as bases das competências linguísticas, apostamos no Método EKUI valorizando, nesta fase pré-escolar, a sensibilização para diferentes formas de comunicação e a consciencialização para a compreensão de diferentes individualidades na construção de um “Eu Social” …rumo a uma felicidade que seja altruísta e inclusiva!
